domingo, 12 de julho de 2009

Pouca-terra, muita terra!

Que dizer de um fim de semana passado a percorrer trilhos abandonados de caminhos de ferros com paisagens deslumbrantes a perder de vista, e passagem por túneis e pontes, que deixam o coração apertado?
Encostas de vinha à beira rio que dão lugar a fragas abruptas, sempre desenhadas pelo rio que se contorce a cada quilómetro.
Pelo caminho, apanham-se as primeiras amoras do ano e as figueiras lançam o seu aroma no ar. As amendoeiras carregadas de fruto vão indicando o caminho, enquanto se estabelece o jogo entre acompanhar a paisagem e controlar as traves de madeira dos carris sob os nossos pés.
O calor que se fez sentir ao longo dos 45 km percorridos (de Fregeneda - Espanha - até Pocinho, passando por Barca D'Alva) levou o grupo a boicotar o programa estabelecido e a improvisar 2 revigorantes banhos no rio, para alguma perplexidade do guia, que lá nos acompanhou satisfeito!

(Partida de Pocinho)
(Entre Pocinho e Barca D'Alva)
(Algures entre Fregeneda e a estação de Almendra)
A caçada fotográfica aos morcegos e grifos que nos sobrevoaram e ainda a travessia das pontes desdentadas tornaram o fds memorável e trouxeram ao de cimo o Indiana Jones de cada caminheiro participante!

(Algures entre Fregeneda e a estação de Almendra)

Entre La Fregeneda e Barca d'Alva estabelecem-se 17 km de linha, desactivada em 1985, que inclui cerca de 20 túneis e 13 pontes.
Esta magnifica obra de engenharia foi inaugurada em 1887, sendo construída em Espanha, mas planeada e executada por Portugal. A linha prolongava-se até La Fuente de San Esteban, numa extensão total de 77 Km, permitindo que as mercadorias provenientes de Espanha pudessem ser escoadas por mar, pela cidade do Porto.

6 comentários:

dilarp disse...

Grande fim de semana!!!!!!...
bjs

Anónimo disse...

Ainda estremeço só de ver as foto das tais pontes desdentadas.

Carlos Garcia disse...

Dalay Garcia say :
Pelas linhas esquecidas do Douro
Um grupo de aventureiros foi
Na praia fluvial de Almendra o momento foi refrescante
Barca de Alva esperava pelos herois do Douro

Cate disse...

Dalay Garcia:
Excelente fds! Algumas avarias no joelho, mas valeu a pena! Bjs

PeF disse...

Olha que tem muito bom aspecto, sim senhor... agora é por esse joelho em condições e siga para a próxima!

Madalena disse...

Estive a ver o vídeo das pontes desdentadas :S aquilo sim é que é coragem!!

Cate tive a ver os desenhos... gostei de todos por isso comento aqui por todos. Já vi que és uma apixonada pelos animais e pela natureza :D

Vou continuar a cá vir.

Beijinhos

Bjs