Praia dos Lagosteiros, Cabo Espichel
domingo, 29 de março de 2009
Trepeiros na Serra da Estrela
Desta vez, os trepeiros reuniram-se para "escalar" uma das mais difíceis e temidas encostas lusitanas, a subida até à Torre a partir de Alvoco da Serra, com um desnível de 1.100 metros. Apesar de os noticiários preverem 20 e tal graus e temperaturas amenas, a soberania da montanha fez-se sentir pela fustigação de ventos glaciares, que deram origem à criação dos novos modelos meias-luvas e meias-gorro (não sei como a Decatlon ainda não se lembrou disto), e impossibilitaram qualquer tentativa de desenho! A bravura e tenacidade com que enfrentámos as intempéries do dia e as oito horas de caminhada permitiu-nos ainda a atribuição (pelos veteranos) do título de "Estrupícios da Montanha".
Fica um registo feito à posteriori.
terça-feira, 24 de março de 2009
Como é que as tartarugas comunicam?
A questão surgiu porque tenho novos hóspedes em casa! Não vieram de malas e bagagem, nem trazem pêlo (os últimos hóspedes de 4 patas fizeram uma tentativa de alterar a decoração da sala!), mas creio que também será difícil pensar em surpresas gastronómicas ao jantar e tertúlias ao serão, ou passeios turísticos pelos sítios que nós lisboetas, tanto gosto e orgulho temos em mostrar.
Não. São uns hóspedes que primam pela discrição.
Tudo aconteceu a pedido de uma colega que vai de férias, e pediu se eu podia ficar com estas amigas por uns dias.
Ehh..., mas elas não hibernam? - perguntei, ainda numa tentativa airosa de escapar à situação.
A verdade é que já foram protagonistas de uma série de desenhos, e têm permitido desenvolver a minha capacidade para o monólogo!
Daí surgiu a questão inicial.
Utilizei guache e lápis de cor.
Etiquetas:
Ilustração científica,
Tartarugas
sábado, 21 de março de 2009
Chegou!
Finalmente a Primavera fez a sua entrada oficial! E nada como celebrar o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, em plena natureza!
Para isso, rumou-se ao direcção à Serra da Arrábida para assistir à abertura oficial do Parque Ambiental do Alambre. O parque, que tem um carácter educativo e de sensibilização ambiental, é considerado pela sua localização privilegiada - no acesso norte da serra - a "Porta da Arrábida".
O parque irá desenvolver diversas actividades lúdico-pedagógicas, que apesar de visar um público genérico, destina-se especialmente às crianças e aos jovens.
O "sperto" teve oportunidade de experimentar estradas de terra batida - eu só pensava: "É desta que fico aqui!", - e portou-se como um verdadeiro tuareg!
O passeio interpretativo permitiu conhecer o parque e as suas potencialidades, e no final fomos brindados com um moscatel e queijos da região. Um dia bem passado a pedir nova visita em breve!
Etiquetas:
Parque Ambiental do Alambre
sexta-feira, 20 de março de 2009
Procura-se...
Bonito, charmoso, fotogénico, que dê um bom logotipo e fique bem numa T-shirt!
Passo a explicar: o picanço-barreteiro (Lanius-senator) é o protagonista do concurso lançado pela SPEA para a Ave do Ano. Este belo representante das aves rurais tem o estatuto de "Quase ameaçado" em Portugal, e nesta campanha é a estrela que dá o pio à sensibilização para o problemática da conciliação da agricultura e conservação da natureza, e das alterações climáticas. Os interessados poderão saber mais informações aqui.
Vamos participar?
terça-feira, 17 de março de 2009
Está quase a chegar...
Não tarda, está aí... este ano, a nossa amiga Primavera promete muitos passeios e desenhos!
Estas ilustrações feitas a lápis e guache foram desenvolvidas na disciplina de Desenho Científico. O projecto inicial está a crescer, e a levar a novos caminhos, bem floridos, por sinal.
Dedaleira (Digitalis purpurea)
Flor da Tipuana (Tipuana tipu)
Etiquetas:
Dedaleira,
Flor,
Ilustração científica,
Planta,
Tipuana
domingo, 15 de março de 2009
Trepeiros na Riba Fóssil
Este fds deu-se mais um reencontro dos trepeiros da Sanábria pelos lados da Riba Fóssil. O tempo maravilhoso que não permite más disposições nem tristezas fez-nos passar por seres estranhos e bizarros, enquanto caminhávamos (destilávamos) na praia vestidos de Coronel Tapioca, quando tudo o que apetecia era dar um mergulho no mar. O já famoso passo estugado do nosso guia não permitiu paragens, nem contemplações demoradas, nem desenhos, e à hora combinada e depois dos 14 km da praxe, estávamos de regresso a Lisboa. Este passeio pedia boicote!
Canta e encanta
É possível observar este senhor (Rabirruivo-preto) na Serra da Arrábida. Ainda não tive a oportunidade, mas está prometido para breve.
Fica o registo a grafite.
(Phoenicuros ochrurus)
Etiquetas:
Aves,
Ilustração científica,
Rabirruivo-preto
sexta-feira, 6 de março de 2009
Desenho de modelo II
Continuam a bom ritmo as aulas de desenho de figura humana, e outros projectos que aqui aparecerão em breve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)