segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um dia em Monsanto

Haverá melhor forma de começar o dia do que com um passeio pelo campo?
O dia de ontem foi passado em Monsanto, com amigos e um Sol radioso.
O tema do passeio foram os cogumelos existentes em Monsanto. Sabe-se que existem cerca de 400 espécies identificadas, sendo apenas 100 comestíveis.
De cesto no braço e lupa na mão, lá fomos nós recolhendo e tentando identificar as espécies que íamos encontrando pelo caminho, na mira de um risotto para o jantar.
A presença dos 2 mestres da Ecofungos possibilitou a entrada no Admirável Mundo Novo dos Cogumelos, Fungos e Líquenes, e evitar algumas indisposições intestinais.






3 comentários:

ArtByJoão disse...

:)

Não percebo quase nada de cogumelos mas 'tá-me a parecer que o vermelhusco (possivelmente um australiano Clathrus ruber) não é nada comestível...

:o

Anónimo disse...

Muito engraçado perceber como há tantos micro mundos... que nos passam ao lado! Como o nosso olhar deixa escapar o detalhe... e como sabe bem parar, observar e ver tamanha riqueza e diversidade... é sem dúvida uma educação visual e espiritual que muita falta nos faz. Viva la vida e os seus maravilhosos mundos novos.

boas passeatas, Miguel

Cate disse...

Taxonomys, do que apurei o Clathus ruber só é comestível para alguns insectos e pássaros... :-D e é de origem europeia...