domingo, 31 de maio de 2009

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz...Siesta

Nada como uma ida à Quinta Pedagógica na hora do calor para se apanhar modelos cooperantes!
Mas como estava uma temperatura próxima do infernal, já não houve energia para retomar o desenho numa folha nova e terminá-lo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Morcega

Myotis myotis
Porque cada vez mais os meus horários são de morcego, e os trabalhos e prazos ficam tal como na imagem...pendurados!... aguardo que o dia tenha mais horas! Ou que os longos dias de Verão cheguem depressa!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lontra és tu!


O Aquário Vasco da Gama é um lugar lendário da minha infância. Esta semana tive a oportunidade de o revisitar, e aproveitei para fazer uns registos a lápis e aguada (que depois finalizei em casa).
Gostei especialmente de ver ao vivo uns míticos seres luzidios de serrilhas na boca, que dizem ter um apetite voraz e que gostam de confraternizar em grupo (!), e de 2 lontras brincalhonas que devem ser familiares da Ester Willians.
Não percebo porque é que quando se comem uns pasteis de nata a mais, lá se chamam as nossas amigas, mas também não creio que elas se importem muito com esses deslizes.
Esta jovial amiga serviu de pretexto para estrear uns pincéis novos.

sábado, 16 de maio de 2009

As flores do parque

Aqui ficam algumas das flores que vimos, identificámos, chamámos nomes (!), desenhámos e levámos para casa depois do workshop. É que depois de tantas horas a fazerem-nos companhia, não as podíamos ali deixar ficar...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Formosa Ria

Que tal uma semana a desenhar em pleno parque natural, na Ria Formosa, com um tempo maravilhoso, e outros aficionados do desenho que sofrem tanto ou mais deste "fraquinho" pelos lápis e natureza?
Basicamente foi desenhar, desenhar, desenhar, umas refeições leves durante o dia (mas excelentes manjares ao jantar!), umas horas de pestana fechada para repor energia, e muito passeio pelo campo, de guia, binóculos e telescópio (quem os tinha - para mim, já fazem parte da lista das novas aquisições) com muita bicharada e vegetação para descobrir. Com experts em peixes, aves e répteis e cultura popular(!), foi um manancial de informação nova!!!
É sempre interessante ver as linguagens e os traços diferentes para a mesma realidade. Como cada um, no seu contexto, cria ou recria a realidade que nos envolve de um modo distinto e pessoal, e traz algo de novo. Como os estilos se tocam e contagiam, e como são fontes inesgotáveis de aprendizagem.
Como tudo o que é bom, passou a voar...
Que venha a próxima saída de campo...
Opuntia



sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um passeio pelo Parque...


Vamos até à Serra da Arrábida passear os lápis e trazer o caderno cheio de desenhos das plantas, vegetação e bicharocos que encontrarmos por lá? Pode-se ver mais informações aqui.